Com base o estudo do ambiente de trabalho, no caso a inspeção no local, e ou preferencialmente com base o PPRA NR9, são coletadas as informações sobre os agentes nocivos existentes, utilizando equipamentos, técnicas e metodologia de trabalho conforme o caso

 

Após o levantamento de riscos ocupacionais , e com base o QUADRO-I  da NR7  é realizado o Planejamento das Ações do referido programa de saúde ocupacional.

 

Os riscos ocupacionais para efeitos do PCMSO não são somentes os riscos encontrados no PPRA NR9, pois as Normas Regulamentadoras devem se relacionar uma com as demais, ou seja, o PPRA NR9 não contempla riscos ergonômicos, pois estes são objetos de análises ergonômicas do trabalho previstas na NR17.

 

E por isso constam no PCMSO riscos ergonômicos, tais como exigência de postura inadequada, levantamento e transporte de materiais, repetitividade, monotonia, jornada de trabalho noturno, outros.

 

Fale com um Consultor de Negócios SST INMETRA, e obtenha informações importantes para sua melhor decisão.


Caso pretenda um nível de conhecimentos acerca da elaboração do PCMSO NR7, vide o Despacho da SSST de 01/10/1996, click aqui